Zonas de Colaboração da MetaReciclagem
No final de semana o hdhd mandou o email abaixo na lista da MetaReciclagem.
"Metarecs...
Nestes últimos anos tenho trabalhado na tese de doutorado com foco nas Zonas de Colaboração da MetaReciclagem. Estou, agora, na fase da pesquisa de campo propriamente dita. Ou seja, no processo de ouvir as diversas opiniões de pessoas que em algum momento estiveram envolvidas com a rede MetaReciclagem. Conversei muito com o Felipe Fonseca para entender qual seria a forma mais transparente, inclusiva e colaborativa para coletar tanta informação. A premissa é abrir a proposta para a rede. A ideia é fazer dessa coleta uma publicação do Mutirão da Gambiarra e dar continuidade as histórias da metareciclagem. No wiki do mutirão postamos uma chamadinha ;)
Para participar desse levantamento basta comentar as duas questões abaixo, seja respondendo pela lista de discussão, ou postar no seu próprio blog (e adicionar o link aqui no wiki). Se nenhuma dessas opções parece fácil, você pode enviar para o efeefe (que gentilmente propôs ajudar na compilação dos dados) por email.
As perguntas são bastante simples, pra dar espaço pra interpretações amplas. Solte o verbo, bote a boca no trombone. Quanto mais generosa for a resposta... melhor. Pois, de certa forma essa é a nossa história".
Conversei com ele e sugeri isso aqui
Eis as minhas respostas:
1) Os debates que aconteceram e que acontecem no MetaReciclagem (listas, conversas, encontros, palestras) contribuíram ou contribuem para gerar apropriação da tecnologia e transformação social? Em que sentido? Dê exemplos.
R: Sim, contribuem. E certamente já não conseguimos mais mensurar a dimensão dessas apropriações. Meninos num container em Arraial d' Ajuda fazem MetaReciclagem, mas também fazemos num evento como Campus Party, ou em encontros internacionais. O que é MetaReciclagem, talvez tenha a ver com algo de trazer o mistério para maquinidade óbvia, mesclar o humano com o hiperreal, refazer o desfeito.
2) Na sua opinião, as características da rede (multiplicidade, compartilhamento, produção de subjetividade, conversação) são capazes de gerar transformações e intervenções no contexto social, econômico da realidade brasileira? Como? Dê exemplos.
R: Ah, vou citar o dpadua aqui que um dia, faz pouco tempo, me disse: "metarecicleiros transmutam a parada, raqueiam as coisas". Tenho visto que é por ai. Assim, a principal característica da rede é se infiltrar em todas as possibilidades e fazer barulho em todas elas :)
Enviar um comentário