sexta-feira, 22 de outubro de 2010

2 em 1

No dia 20, ou seja 2 dias atrás, as meninas da RISSCA promoveram uma blogagem coletiva. Eu não consegui participar a tempo. Mas como o dia da Campanha é amanhã, corri e fiz esse fast-post para não passar em branco.

Li dois posts interessantes no Blog Beautiful que abordam a questão da influência da mídia (publicidade, fotografias, televisão, discursos, cinema) na saúde e percepção corporal.

Um deles traz um videozinho simples e didático que alerta para pesquisas feitas no Reino Unido. Fiquei me perguntando se poderíamos usar esses mesmos dados no Brasil.



O outro aponta para um artigo que saiu no Independent. Um psicólogo escreveu um relatório pedindo para o governo intervir na prevalência de mulheres magras na televisão. O pesquisador acredita que existem evidências claras de que mostrar constantemente tais mulheres provocou uma hepidemia em busca de um padrão irreal.

Eu ainda não tenho uma opinão formada e definitiva sobre a influência das imagens em transtornos alimentares, mas acho que faz algum sentido. Porém não ACREDITO que seja mais determinante que o ambiente social e a estrutura familiar que uma pessoa teve, por exemplo.

1 comentário:

  1. Interessante... o vídeo mostra números que acho que valem pra boa parte do mundo.
    Isso serve pra gente parar e pensar se não estamos invertendo nossos valores ao colocar a estética à frente da saúde e outras coisas que fazem parte do bem-estar.

    Nunca tivemos tanto acesso à informação e agregado a isso acesso a imagens.
    Creio que as imagens influenciem pelo menos um pouco todo mundo. Mas como vc disse, o ambiente em que a pessoa formou suas opiniões influencia bem mais. Senão todos teriam problemas alimentares.
    E ainda bem, vemos muita gente fora desse padrão que vive muito feliz =)

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